Carreira de destaque: a paixão e o ativismo da Dra. Elisabetta Recine
A trajetória de vida e de profissionalismo da Dra. Elisabetta Recine é referência nas áreas de Políticas Públicas de alimentação e nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAAS), Educação Alimentar e Nutricional e da Saúde Coletiva.
Nutricionista, mestre em Ciências-Fisiologia Humana e Doutora em Saúde Pública, sua contribuição ao cenário nacional e internacional da Nutrição é imensurável, uma vez que sua relevância científica está presente constantemente em manuais técnicos, artigos, dissertações e teses. Mais do que exemplo na produção científica, Elisabetta (mais conhecida como Betta) é o nome da vez quando o assunto é o ativismo pela Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil.
É docente do curso de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB) e coordena, na mesma instituição, o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN), sendo também integrante do núcleo coordenador do Grupo Temático de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT ANSC/Abrasco).
​
Ativista no campo da Segurança Alimentar e Nutricional, ela participa de diversas redes e organizações nacionais e internacionais, como a Associação Mundial de Nutrição em Saúde Pública e Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável (tendo sido fundadora e fazendo parte do grupo gestor nacional da mesma).
​
Elisabetta é integrante do Painel Internacional de Especialistas em Sistemas Alimentares Sustentáveis (IPES/Food) e a única representante brasileira entre os 15 cientistas que compõem o Comitê Diretivo do Painel
de Especialistas de Alto Nível do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas (HLPE/CSA/ONU), cujo propósito é contribuir para o desenvolvimento de políticas voltadas para a erradicação da fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional. Além disso, sua dedicação à qualificação do cuidado alimentar e nutricional no SUS, sem dúvida, tem contribuído de forma expressiva para a valorização e o fortalecimento da profissão do nutricionista no Brasil, já que foi uma das idealizadoras da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS (RedeNUTRI).
Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) de 2017 a 2019, integrou o grupo coordenador que convocou e manteve a mobilização da Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, em resistência ao desmonte de políticas públicas de SAN no período de 2019 a 2022. Retornou, para um novo mandato, como Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2025.
Em dezembro de 2023, a VI Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional reuniu a diversidade, pluralidade e luta pela democracia de mais de 2000 brasileiros. Em todos os momentos, foi notável o comprometimento, dedicação e emoção de Elisabetta Recine ao presenciar a retomada do controle social e dos espaços de debate e construção de políticas públicas brasileiras, com a presença e participação dos brasileiros.
Seu papel como presidente do CONSEA, sendo nutricionista, tem servido como exemplo à classe em relação ao quanto o profissional de nutrição precisa ser vanguarda na luta pela garantia da SAN no Brasil. Com seu ativismo em torno do tema de SAN, ferrenho combate a questões que envolvem o nutricionismo e más práticas de atuação na profissão, a mesma tem inspirado jovens nutricionistas sobre questões como ética, competência técnica e paixão pela profissão.
A paixão e o ativismo de Betta ultrapassam qualquer registro curricular, e o reflexo das suas contribuições na luta por Comida de Verdade, Democracia e Equidade se estende direta ou indiretamente, coletiva ou individualmente, na vida de cada profissional nutricionista e na mesa de cada brasileiro.