top of page
IMG_0454_edited.jpg
IMG_0459.jpg

Drª Dulce Lopes Barboza Ribas

Sobre Mim

Em comemoração ao Dia do Nutricionista a ASMAN concede a Homenagem Pública “Drª Rosângela dos Santos Ferreira” à Drª Dulce Lopes Barboza  Ribas.

 

As palavras sobre a Profª Dulce ficaram a cargo de sua fiel amiga, parceira e também nutricionista, Drª Cristina Bignardi.

 

A Profª Dulce tem 29 anos de experiência na Docência do Ensino Superior, sendo 26 destes, dedicados à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Por 19 anos atuou no extinto Departamento de Saúde Coletiva, e batalhou incansavelmente pela criação do Curso de Nutrição na UFMS, e dizia que, antes de se aposentar, iria implantá-lo e, assim, o fez. Em 2009 encaminhou a proposta do Projeto Pedagógico para o Curso de Nutrição, a fim de que a instituição pudesse fazer a análise da viabilidade de implantação. O curso em questão teve início em 2011, na modalidade presencial e integral.

Ela também teve uma expressiva e apaixonante atuação como pesquisadora na área de saúde indígena, realizando pesquisa e extensão, valorizando e defendendo os povos indígenas de MS, contribuindo com a melhoria da saúde e qualidade de vida desses povos. 

Segundo Maria Cristina, foram muitas viagens para as aldeias na “Kombi”, com alunos de graduação e pós-graduação, com diversos profissionais de diferentes áreas que colaboravam com os projetos desenvolvidos nas aldeias, como ex: artista plástica, chefe de cozinha e produtor de horta orgânica. O motorista da “kombi”, teve um papel especial nessa trajetória, pois era muito mais que um motorista para todos, era o “anjo da guarda”. Muitos tiveram a oportunidade de vivenciar estes grandes momentos com ela, dividindo suas experiências de vida, partilhando os “segredos da Kombi”.

Além disso, sempre se preocupou com a categoria profissional de Nutricionistas, no MS e em âmbito nacional, pois, atuou como conselheira titular do CRN3, por duas gestões e representou o MS no CFN.

De uma forma simbolicamente perfeita, sua aposentadoria foi publicada no Dia do Nutricionista, em 31 de agosto de 2016, mas nunca deixou de se engajar.

Por isso, a ASMAN agradece e expressa a admiração pelo trabalho desenvolvido, pautado na ética, na disciplina e no respeito, que sempre demonstrou!

bottom of page