top of page
IMG_1851.jpg
cb325397-e103-4e25-9b62-dfea7d5a68c7.jpg

Drª Karla Porto

Sobre Mim

Na edição de 2021, para celebrar o Dia do Nutricionista, a ASMAN concede o Certificado e Homenagem Pública "Rosângela dos Santos Ferreira" com mérito à atividade reconhecida de grande valor no MS à: Drª Karla Porto.

 

Karla é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1995, ingressou no mestrado em Bioquímica no Instituto de Química/UFRJ-1996. Tem Especialização; mestrado em Química e Biotecnologia pala UFAL-2003; doutorado pela UFMS/UnB-2016; Pós Doc pela UCDB em 2020 e aperfeiçoamento em tecnologia na educação no ensino híbrido e inovação pedagógica pela Esfapege/UFCe em 2021.

Em 1998 ingressou como docente na UCDB, como uma das primeiras nutricionistas a comporem o quadro da primeira turma do Curso de Nutrição. Em 2013 ingressou na Uninassau; em 2014 foi contemplada como bolsista no DTI/INAU/MCT. Em 2016 ingressou na Unip/Facsul, onde atualmente é docente e coordenadora do Curso de Nutrição. 

Na graduação, Karla foi aluna de Iniciação Científica e PET/Química e Biotecnologia, iniciando os primeiros estudos de controle da dengue. Desde 1998 realiza projetos na Nutrição e Biotecnologia, em parceria com empresas locais para desenvolvimento de produtos. Em 2008 foi contemplada com a premiação no Bitec/CNPQ  e finalista do prêmio Santander em 2010. 

Desde 2000 atua no campo da Biotecnologia com bioensaios e propostas de novos produtos no controle do Aedes aegypti e na toxicidade ambiental, com registros de software e patentes. Paralelamente, pesquisa a obtenção de micro e nanocápsulas, onde orienta  a tese para  obtenção de microcápsulas  de suplementos lipídios para enriquecimento de leite materno de bebês prematuros.

Karla possui vasta produção científica, com artigos em periódicos, capítulos de livros, manuais técnicos, livros digitais e, atualmente, co-orienta três teses, e tem diversas parcerias. É revisora de periódicos e do Quero Educação/Estadão, e gestora pedagógica da plataforma digital Liga Cursos. 

Seu perfil como pesquisadora e docente contribuiu para a formação de centenas de nutricionistas e continua incentivando acadêmicos e profissionais a seguirem na educação continuada, com grande valor à ciência.

bottom of page